top of page
  • Foto do escritorIdeale Acabamentos

Conheça 4 razões terapêuticas para se cantar durante o banho

Atualizado: 23 de ago. de 2021



O cérebro libera neurotransmissores ligados ao prazer quando cantamos ou ouvimos melodias. Esse é um instrumento terapêutico poderoso de auxílio no tratamento de doenças.


Você sabia que a máxima “quem cantas seus males espanta” tem explicações científicas? Acompanhe no artigo abaixo quais são os (bons) motivos que você tem para continuar a soltando a voz debaixo do chuveiro.


Sim, existe explicação cientifica! Além da satisfação e bem-estar em cantar no chuveiro, estudos afirmam que a superfície lisa do acabamento das paredes (geralmente cerâmico) e o tamanho do banheiro (que normalmente não é tão grande) faz o som reverberar e refletem melhor as ondas sonoras. E, desta forma, ajudam a encorpar sua voz. Ou seja, o banheiro tem uma acústica favorável para música.


Confira agora 5 motivos para começar a cantoria debaixo do chuveiro e comece a sentir todos os benefícios que essa prática simples trará para sua vida junto com a melodia. Escolha seu repertório e curta mais e melhor o seu banho!


1. Pulmões e coração a todo vapor

Cantar alto pode atingir toda a extensão ativa dos seus músculos e estimular a circulação de ar.

Os pesquisadores afirmam que, ao cantar, o ritmo cardíaco se normaliza, porque o ar entra e sai como se estivéssemos realizando exercícios de respiração.


2. Alegria e confiança

A maioria de nós, de fato, não canta verdadeiramente bem. Mas, ainda assim, o canto é um ótimo remédio para a nossa saúde. Segundo um estudo publicado pela revista Frontiers in Neuroscience, cantar ajuda a diminuir o nível de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse.


Além disso, são produzidas endorfinas que contribuem para sentimentos de felicidade e eleva o nível de humor.


Outro hormônio liberado enquanto cantamos no banheiro é a ocitocina (hormônio responsável pela confiança). Assim, ficamos bem humorados e confiantes em uma tacada só.



3. Boa memória

Cantar não é apenas indicado para o relaxamento. Cantar no banho também contribui com outras funções. Por exemplo, nos ajuda a treinar a nossa memória. Você tem noção de quantas músicas sabe de cor?


Outro estudo realizado na George Mason University determinou que cantar na ducha pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de Alzheimer. Além disso, é possível que o canto nos ajude a prevenir outras doenças degenerativas do sistema nervoso.



4. Jovialidade e longevidade

Já sabemos que quem canta detém uma vitalidade mental melhor, tem menos chances de se tornar depressivo e desfruta de uma melhoria no fator bem-estar e de relaxamento. Ou seja, cantar pode te ajudar a chegar na terceira idade muito mais sadio e feliz.


Além disso, profissionais líricos contam que, ao se exercitarem, estimulam um conglomerado de músculos, que atuam entre o estômago e a face. Esses músculos faciais, quando exercitados através do canto, ficam tonificados e fornecendo uma aparência jovial e vigorosa.




E você, já separou sua playlist para se arriscar durante o banho?

Enquanto você seleciona seu repertório para soltar a voz debaixo do chuveiro, aproveite para conferir toda a variedade de chuveiros que a IDEALE EM CASA oferece para você, seu banheiro e sua cantoria.


Acesse nosso site e se surpreenda com todas as possibilidades de deixar seu banho e seu banheiro ainda mais bonitos e relaxantes:


257 visualizações0 comentário
bottom of page