• Ideale Acabamentos

Como escolher uma torneira de banheiro

Atualizado: 19 de ago. de 2021



A torneira de banheiro deixou de ser apenas um objeto funcional para, também, fazer parte do projeto de decoração de uma casa. Com diferentes funcionalidades, acabamentos e modelos, escolher uma torneira de banheiro tornou-se uma função que exige alguns pontos de atenção.


Pensando nisso, trouxemos um guia prático para ajudar você a escolher o modelo ideal para seu banheiro e acertar na hora da compra.

Tipos de torneira para banheiro

Os tipos de torneira para banheiro se diferenciam em vários aspectos. Um deles está ligada à disponibilidade de saída de água quente e fria, por exemplo.


  • Torneira Convencional

A torneira convencional utiliza somente água fria, ou seja, necessita de apenas um registro para funcionar.

No entanto, caso você queira uma torneira para pia de banheiro que também possua saída de água quente, você pode optar por um misturador ou um monocomando.



  • Misturador

O misturador possui um registro para água quente e outro para água fria. Isso possibilita regular a temperatura da água, de acordo sua necessidade.



  • Monocomando

A torneira monocomando permite controlar a temperatura e a vazão da água utilizando apenas um registro. Para que isso ocorra, basta movimentar a torneira para que saia mais ou menos água, mais quente ou menos quente.





Instalação da torneira de banheiro


Outra questão imprescindível para se decidir sobre qual tipo de torneira de banheiro escolher é saber onde será instalada essa torneira.


As torneiras de parede e de bancada (ou de mesa) são as torneiras mais tradicionais e mais utilizadas no mercado (mas também existem as torneiras de piso e até mesmo de teto).



  • Torneira de parede

As torneiras de banheiro instaladas na parede são muito utilizadas em pias que apresentam maior altura, como as cubas de apoio, por exemplo.

Esse tipo de torneira de banheiro possibilita que a bancada seja uma peça inteira, com a cuba apenas apoiada sobre ela. As torneiras de parede são uma boa opção para banheiros pequenos, pois otimizam o espaço da bancada.




  • Torneira de bancada ou de mesa

A torneira de mesa para banheiro pode ser instalada diretamente na bancada ou na própria cuba, quando o modelo contar com mesa (espaço existente na própria cuba para a instalação da torneira).

A grande vantagem das torneiras de bancada ou de mesa, além do custo, que costuma ser mais baixo em comparação a outros tipos de torneiras, é que possuem alturas variadas, permitindo escolher o modelo mais adequado de acordo com as características da cuba escolhida.



Altura da torneira

A bica da torneira refere-se à altura da peça e é mais uma característica importante para a escolha do modelo.

  • Torneira de bica alta

As torneiras de bica alta são indicadas para cubas que tenham maior altura, como as cubas de apoio.

Esse modelo de torneira de banheiro também pode ser instalado com outro tipo de cuba. Deve-se sempre atentar-se para a distância adequada e confortável entre a torneira e a cuba para evitar respingos e respeitar a ergonomia na hora do uso. Portanto, se for utilizar torneira com bica alta, evite cubas com pouca altura.

  • Torneira de bica baixa

As torneiras de bica baixa são ideias para uso de cubas mais baixas, como as de embutir, de sobrepor ou de semi-encaixe. Por ter menos altura, esse modelo de torneira tem a vantagem de evitar respingos.

Materiais e acabamentos das torneiras de banheiro

Atualmente existem no mercado torneiras de banheiro e misturadores com os mais diversos materiais, como plástico e metal, por exemplo. As opções em ABS, material também chamado de plástico de engenharia, geralmente são brancas, mas podem receber pinturas metalizadas ou outras cores. São mais baratas, mas bem menos resistentes do que as torneiras de banheiro metalizadas.

As torneiras de metal possuem, de modo geral, o miolo feito de latão, liga de cobre ou zinco ou aço inoxidável. O acabamento externo mais comum é o cromado. Mas há opções de torneiras de cobre, alumínio e latão, com superfícies polidas ou foscas.


Com todas essas informações agora é só optar por qual modelo e acabamento de torneira melhor se encaixam no seu banheiro e orçamento. Confira todas as opções que a IDEALE EM CASA pode oferecer.




44 visualizações0 comentário