top of page
  • Ideale Acabamentos

Tipos de ralos: conheça as diferenças entre eles para não errar na escolha

Atualizado: 13 de jul. de 2022

Saiba tudo sobre esses itens que são fundamentais no projeto do banheiro


Na hora de comprar os itens de construção para o banheiro ou para as áreas molhadas de uma casa, muitas pessoas não consideram os diversos tipos de ralos existentes.


Por ser parte da estrutura da instalação hidráulica, o ralo certo faz toda a diferença na prevenção de problemas como vazamento e infiltrações futuras.


Além disso, conhecer os diferentes tipos de ralos é importante para escolher uma decoração moderna, bonita e funcional, sem problemas na hora do escoamento da água, já isso pode ocasionar mau cheiro ou a presença de insetos.


Mas você sabe quais são os tipos de ralo e o que considerar na hora da compra?


Acompanhe esse artigo até o fim, porque vamos te contar tudo! Boa leitura!


A importância do ralo correto


O ralo é normalmente formado por uma caixa receptora, uma base encaixa ao chão para ligação dos tubos ao esgoto e a grelha, que é uma espécie de tampa com perfurações por qual a água é escoada e as sujeiras ficam acumuladas para não descer no encanamento.


O ralo no banheiro tem o papel fundamental de fazer com que a água do chuveiro ou ducha escoe perfeitamente, assim como a água usada para lavar o piso eventualmente. Ou seja, possui um papel funcional no banheiro.


A escolha certa do ralo e a sua instalação de maneira correta interfere diretamente na qualidade de uso no cômodo.


Conheça os tipos de ralo


Ralo sifonado





Assim como o sifão de pia, esse modelo possui um compartimento que armazena água em seu interior e retém o mau cheiro.


Ralo seco


O ralo seco é composto por uma única tubulação de saída, no qual a água do chuveiro é escoada.


Diferente do modelo sifonado, o ralo seco não deve ser instalado diretamente na rede de esgoto, pois não possuem sifão para prevenir que o odor ruim volte.


Ralo linear



O ralo linear é um modelo que facilita o caimento do ambiente, diminuindo os cortes das peças. Alguns ralos lineares permitem o encaixe de várias peças, possibilitando posicionar o ralo em toda a lateral do ambiente.



Ralos Mozaik - Ralos com alto teor de design, resistência e escoamento



Os produtos Mozaik sintetizam a aliança da praticidade, impacto visual, beleza, higiene e alta durabilidade.


Os ralos da linha Elegance da Mozaik são acopláveis à caixa sifonada de 100mm ou de 150mm com design discreto e original, sem furos na tampa. O escoamento é lateral, proporcionado por recortes especialmente projetados para permitir uma ótima vazão e ao mesmo tempo impedir a passagem de insetos ou pequenos objetos. A tampa é de fácil remoção – sem parafusos – que facilita a limpeza da caixa sifonada com maior praticidade e higiene. Possui ainda protetor interno em termoplástico para retenção de resíduos sólidos. Indicado para drenagem de áreas internas diversas ou áreas de banho (box) equipadas com chuveiros ou duchas com vazão máxima de 20 litros/minuto (modelos com 17,5 cm).


Vantagens e Benefícios dos Ralos Moizak


· Design elegante;

· Escoamento natural pelas laterais, sem necessidade de abertura e fechamento do ralo;

· Sem parafusos, facilitando a limpeza;

· Contém grelha interna removível para contenção de resíduos e proteção contra insetos


Cores e Acabamentos



Disponíveis nos acabamentos polido e escovado e nas cores Preto, Ouro, Bronze e Ouro Matte.


Devido a todas essas facilidades e benefícios, e ainda contando com uma série de diferentes modelos, cores, formatos e materiais disponíveis no mercado, os ralos Moizak são uma excelente escolha para o seu banheiro.


Na IDEALE EM CASA você encontra uma grande variedade de peças, itens e acessórios e um deles é ideal para o projeto do seu banheiro.


Se animou com as dicas e quer levar para seu banheiro mais beleza, design e alta durabilidade? Confira a coleção completa da linha de ralos da Moizak em breve em nosso site! Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre a disponibilidade dos produtos. E não deixe de acompanhar o Instagram da IDEALE EM CASA para se inspirar nas novidades!


Fique de olho também nosso site. Lá você encontra vários itens para banheiros e também uma linha completa de acessórios para chuveiro. A IDEALE EM CASA tem a cor e o acabamento ideal para o projeto de decoração do seu banheiro. É só clicar aqui e conferir!


642 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page