• Ideale Acabamentos

Guia para você escolher a bacia sanitária perfeita para seu banheiro

Atualizado: 21 de out. de 2021

Confira as dicas para descomplicar a escolha do seu vaso sanitário


Com grande variedade de modelos no mercado, a escolha do modelo certo para o banheiro parece tarefa complicada.


Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você comprar o vaso sanitário ideal para o seu banheiro, considerando o espaço disponível, as instalações hidráulicas, o material da peça, entre outras questões importantes.


A compra perfeita deve aliar qualidade, sustentabilidade e seguir a linha de decoração escolhida para seu banheiro.


Atualmente, são três os tipos de vaso ou bacia sanitária existentes no mercado:


Bacia sanitária com válvula de descarga



Este tipo de vaso sanitário é ainda o mais popular e é o mais recomendado para banheiros pequenos.


Ele tem a válvula de descarga separada da bacia sanitária e ocupa menos espaço no banheiro ou lavabo, já que o sistema de descarga está instalado na parede.

Como desvantagem, cada descarga pode gerar um gasto de até 14 litros de água, sendo o modelo que mais consome água.


Bacia sanitária com caixa acoplada



O vaso sanitário com caixa acoplada tem um design mais moderno. Mas ele tem a vantagem de ser mais sustentável do que o vaso sanitário com válvula de descarga, pois sua caixa tem um reservatório que dispensa água em menor quantidade.


O acionamento duplo representa sustentabilidade, já que permite uma economia de água de até 60%.


Esse modelo de bacia sanitária é indicado para banheiros mais espaçosos.



Bacia sanitária suspensa



O mais sustentável de todos os tipos de bacias sanitárias, este utiliza apenas 1,2 litro de água para a limpeza, pois se alia a um sistema de pressão que suga os dejetos. Para a instalação é preciso ter alguns cuidados específicos, com uma estrutura que suporte a pressão.


Outros fatores devem ser avaliados criteriosamente no momento de escolher a bacia sanitária para seu cômodo.

Confira!


1. Verificar a estrutura da instalação hidráulica


O primeiro passo na hora de comprar as peças sanitárias é conferir o estado das instalações da obra, como os tubos de ligação, mangueiras e sifão.


Isso porque a escolha do vaso sanitário vai depender também da estrutura hidráulica da sua casa, para que haja compatibilidade entre as peças na hora da instalação. Se for necessário, você pode recorrer a um bombeiro hidráulico para fazer a conferência ou eventuais adaptações.



2. O tamanho do seu banheiro


O tamanho do ambiente também é um requisito fundamental para se levar em conta antes de escolher entre os tipos de bacias sanitárias disponíveis no mercado. Como regra geral, o vaso precisa manter ao menos 30 cm livres de ambos os lados para não comprometer os movimentos ou o acesso à lixeira e à papeleira, por exemplo.


De maneira geral, as medidas vaso sanitário são 70 cm de comprimento x 40 cm de altura. Existem opções de 50 cm que podem atender melhor as opções conforme a altura para o usuário.



3. Design, cor e acabamento


Decidido o tipo de vaso ideal, basta comparar os modelos e escolher um que se adeque melhor ao ambiente e caiba no seu orçamento, com uma infinidade de possibilidades de acabamentos e design.


O ideal é criar uma unidade visual entre todas as louças sanitárias do ambiente, favorecendo a leveza e harmonia do cômodo.



Gostou das dicas? Então, visite o nosso site para encontrar os diferentes tipos de bacias sanitárias e ache aquele que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades!


O IDEALE EM CASA conta ainda kits de bacia sanitária que já vem com todos os itens, prontos para sua comodidade e praticidade.

Confira ainda todas as opções em assentos e caixas acopladas.

73 visualizações1 comentário