top of page
  • Foto do escritorIdeale Acabamentos

VOCÊ SABE COMO ESCOLHER O COOKTOP PERFEITO PARA SUA CASA?

Atualizado: 19 de ago. de 2021

Descubra qual o modelo ideal na hora de comprar um cooktop para sua cozinha.



Prático, tecnológico e moderno, o cooktop vem substituindo o tradicional fogão nas cozinhas brasileiras, tanto pela eficiência e praticidade quanto pela beleza e design. Atualmente, existem modelos para todos os espaços, gostos e bolsos.

Sem dúvida, são muitas as opções ofertadas no mercado. E por isso, nesse artigo, separamos alguns pontos de atenção que você deve levar em conta antes de comprar o cooktop ideal para sua cozinha.

Mas, afinal de contas, o que é um cooktop?

O cooktop é diferente de um fogão tradicicional. O cooktop é fogão de mesa moderno, leve, prático e que ocupa menos espaço na cozinha.

Hoje em dia, existem diferentes modelos, com modos de funcionamento, tamanhos e acabamentos variados.

No entanto, além de não possuir um forno acoplado, o cooktop requer espaço específico para a sua instalação.


  • Tipo de acendimento do cooktop

O primeiro passo para escolher seu cooktop é saber quais são os tipos de acendimento do eletrodoméstico. De forma geral, existem três tipos: a gás, elétrico e por indução.

  • Cooktop a gás

Esse modelo de cooktop é o mais comum e usual por ter um preço acessível. Além da vantagem custo benefício, ele não tem restrições quanto ao uso de panelas.

Se você mora em um condomínio com gás embutido, inclusive esse é o equipamento mais indicado. Você irá pagar menos na compra do cooktop e ainda não irá gastar com a compra do botijão de gás, gerando uma boa economia de energia elétrica.


  • Cooktop por indução

Esse tipo de cooktop possui uma tecnologia que transfere o calor direto para a panela fazendo com que não se desperdice energia elétrica além de evitar queimaduras, uma vez que somente a panela esquenta.

O cooktop por indução é interessante para quem quer investir em segurança, já que ele só esquenta o que é compatível, ou seja: o que tem um campo magnético. Por isso, se faz necessário uso de panelas para fogão por indução (de ferro fundido, aço inox ou com fundo triplo). Então, assegure que você terá essas peças.



  • Cooktop elétrico

Nesse modelo de cooktop, o calor é gerado por uma resistência elétrica, como a dos chuveiros.

A grande vantagem deste tipo de cooktop é que ele não necessita de grades, mantendo a superfície do cooktop plana, o que facilita a limpeza.

Porém, ele só funciona com uma panela com fundo de aço ou ferro.



  • Pontos de atenção na instalação do cooktop

Para a instalação do cooktop é necessário observar alguns detalhes. O primeiro deles é o tamanho da bancada. Comprar um modelo de cooktop muito maior vai fazer com que você tenha que trocar o produto e, se for pequeno demais, você poderá não aproveitar todo o espaço disponível na bancada da sua cozinha.

As medidas mais comuns são 60, 75 e 90 cm, e os acabamentos costumam ser de inox ou vidro temperado.

  • Acabamentos do cooktop

Além do acendimento, o cooktop também é encontrado em vários modelos de acabamento. Alguns deles são:

  • Acabamento de vidro;

  • Acabamento de vitrocerâmica

  • Acabamento de inox;

  • Acabamento de inox e vidro.

Agora que você já sabe o que observar na hora de escolher o melhor cooktop para as suas necessidades e para sua cozinha, confira todas as opções que a IDEALE EM CASA pode oferecer.

Acesse nosso site e se surpreenda com a variedade de modelos de cooktop: idealeemcasa.com.br




105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page