top of page
  • Foto do escritorIdeale Acabamentos

Arquitetura sustentável: como realizar projetos aliados ao consumo consciente de água

Atualizado: 21 de dez. de 2021

Saiba qual é a importância de se adotar produtos sustentáveis no projeto arquitetônico para preservar a água do planeta.



A busca por soluções que acarretam menos impacto à natureza gera a procura por projetos e itens que aliam funcionalidade e sustentabilidade. Parte desse impacto está relacionada ao consumo consciente de água, que poderia ser otimizado com mudanças simples de atitudes e por produtos que priorizem a economia e o reaproveitamento da água.

Neste contexto, os arquitetos e engenheiros são agentes ativos e responsáveis por essas mudanças comportamentais. Por isso, atualmente, é quase impraticável projetar sem pensar nos processos utilizados e nas pessoas que são afetadas.

Redução do consumo de água

Consumir de forma responsável é indispensável para o meio ambiente, para a sociedade como um todo e para seu bolso, já que o uso consciente afeta diretamente na redução dos gastos com a conta de água. Com mudanças de atitude simples e rotineiras é possível gerar mais economia e menos impacto à natureza.


Confira algumas sugestões de produtos que estão alinhados a essa tendência de sustentabilidade:


  • Torneira com sistema Touchless

As torneiras com sistema Touchless interrompem o fluxo de água ao afastar as mãos, reduzindo o risco de esquecer a torneira aberta ou de deixa-la aberta por mais tempo que o suficiente para lavar as mãos.



  • Metais com dispositivos economizadores de água

Escolha sempre chuveiros que possuam um sistema que mistura água e ar no jato. Eles proporcionam mais conforto e economia de água.


Você também mudar seu comportamento durante o banho. Caso você reduza em apenas 1 minuto do seu tempo de banho, ao fim um ano terá ajudado a economizar 3.285 litros de água.



  • Metais para banheiro com controle de vazão

Opte por metais para banheiro que possuem uma tecnologia que proporcione uma vazão de água constante, auxiliando na economia e evitando respingos e molhadeira.



  • Bacia sanitária com duplo fluxo


Uma descarga desregulada ou o uso de bacias antigas são grandes responsáveis pelo desperdício da água e caracterizam em média 72% o consumo de água de uma casa inteira.


Por isso, priorize o uso de bacias sanitárias com acionamento DUO com opções de descargas de 3L e 6L e evite desperdícios.




E aí, está pronto para adotar esses produtos e esses hábitos de consumo consciente de água no seu projeto e na sua rotina?

A IDEALE EM CASA possui uma variedade de peças e produtos alinhados às práticas sustentáveis.

Acesse nosso site e se encante com todas as possibilidades: idealeemcasa.com.br




47 visualizações0 comentário
bottom of page