top of page
  • Foto do escritorIdeale Acabamentos

Tendências de construção sustentável para 2022

Atualizado: 17 de jan. de 2022

Conheça as estratégias do setor de arquitetura alinhadas com o conceito de sustentabilidade



A preocupação com as práticas sustentáveis que visam promover o menor impacto entre os ambientes naturais e os construídos e que criam soluções que preservam ao máximo a natureza, evitando o desperdício durante a obra estão em pauta, mais uma vez, para o próximo ano.

Ou seja, a arquitetura sustentável é tendência no setor de construção civil para 2022.


Mas como construir de acordo com os conceitos de sustentabilidade?



A ideia de casa sustentável vem ganhando cada vez mais espaço no setor, ano após ano, pois não é de hoje que o meio ambiente clama por ajuda.


Para uma construção ser considerada sustentável é necessário relacionar o uso dos recursos naturais com os impactos que todo o processo pode ter sobre o ambiente, analisando aspectos econômicos e sociais.


Veja a seguir alguns exemplos de ações sustentáveis em projetos de arquitetura e construção.




Reduzindo o consumo de energia


Alinhados aos movimentos de sustentabilidade, o aproveitamento de energia é sem dúvida uma escolha inteligente. Para isso, deve ser pensado recursos que valorizem a iluminação natural assim como a ventilação, apostando, por exemplo, em claraboias, janelas grandes viradas para leste e oeste e telhados inteligentes que podem ser recolhidos durante o dia e fechados em ocasião de chuva.


Já para o uso da energia elétrica também é possível encontrar soluções para a redução do consumo. Uma boa saída é utilizar painéis solares para áreas comuns, bem como a instalação de painéis fotovoltaicos para o período das obras.


Evite o desperdício de água



Consumir de forma responsável é indispensável para o meio ambiente, para a sociedade como um todo e para seu bolso, já que o uso consciente afeta diretamente na redução dos gastos com a conta de água. Com mudanças de atitude simples e rotineiras é possível gerar mais economia e menos impacto à natureza.


No mercado já é possível encontrar uma grande variedade de produtos que estão alinhados a essa tendência de sustentabilidade.


Torneiras com sistema Touchless que interrompem o fluxo de água ao afastar as mãos, metais com dispositivos economizadores de água e bacia sanitária com duplo fluxo com opções de descargas de 3L e 6L que evita desperdícios são alguns dos exemplos.



Decoração natural



Uma decoração que integre a natureza pode favorecer o conforto, a beleza e até mesmo a temperatura do ambiente. Além de promover a reciclagem e a economia, optar por uma decoração natural evitando peças que podem se tornar lixo futuramente assim como promover o reuso de enfeites e objetos antigos para integrar uma decoração vintage é uma super tendência para 2022.




À luz das novas necessidades de sustentabilidade e de uma estética mais consciente tem se buscado, cada vez mais, uma conexão mais forte e respeitosa com a natureza. Finalmente está evidenciado que um bom produto de qualidade permanece útil por um longo tempo e pode ser reparado, se necessário.



A IDEALE EM CASA possui uma variedade de peças e produtos alinhados às práticas sustentáveis.


Acesse nosso site e se encante com todas as possibilidades!


Se você precisar de ainda mais inspiração para se animar em reformar ou construir e dar aquele toque especial que faltava no projeto de decoração da sua casa, não deixe de acompanhar o Instagram da IDEALE EM CASA.


A IDEALE EM CASA tem modelo ideal para o seu projeto de decoração, para sua casa ficar do seu jeito. Aproveite!

88 visualizações0 comentário
bottom of page